quarta-feira, 11 de maio de 2011

ARREPENDIMENTO

"...Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, o qual não traz pesar; mas a tristeza do mundo opera a morte. "
2 Coríntios 7:9-10 (b)

O Rei Davi, quando confrontado pelo Profeta Natã, e tendo seu pecado lançado em seu rosto, cai em si dando-se conta do que havia feito.
Mesmo tendo a possiblidade de ter tudo (ou quase tudo) o que quisesse, Davi ao ver Bate-Seba, que era esposa de Urias a desejou com cobiça. Não bastasse já o fato de ter pecado cobiçando a mulher do próximo, deixou que isto descesse ao seu coração e consumou o pecado mantendo relações sexuais com ela e engravidando-a. Como um pecado leva a outro, Davi agora intencionando se livrar do marido de Bate-Seba, envio para a guerra, recomendando a Joabe que o coloque na linha de frente da batalha. Assim Urias morre.
Davi agora carrega sobre si o peso do seu pecado: Adultério, Morte de Urias e a morte do seu filho recém nascido.  Quando Natã termina de expor o que o Senhor lhe havia ordenado, Davi é tomado por um profundo arrependimento e ali compõe o Salmo 51 que expressa claramente o seu profundo grau de arrependimento por tudo o que havia feito:

Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado.
Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.
Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares.
...Purifica-me com hissope, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve.
...Esconde a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades.
...Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo.
Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.
...Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua louvará altamente a tua justiça.

...Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.

A confissão do seu pecado e seu coração quebrantado, a sinceridade dos eu arrependimento levou Davi a ser perdoado pelo Senhor.
Muito embora tenha havido uma demora em confessar-se e arrepender-se, e somente depois de ter sido confrontato pelo Profeta Natã, Davi ter caído em sí, e se prostrado aos pés do Senhor, houve ainda tempo para receber o perdão Divino. É claro que vieram as conseqüências depois, pois o perdão alivia a culpa mas não livra das consqüências do pecado. Mas esta passagem nos mostra que Deus está sempre pronto a perdoar e acolher aqueles que arrependidos lhe procuram.

Canção: Conforme a Tua Infinita Graça.

Um comentário: