quarta-feira, 25 de maio de 2011

OS MALES DO SÉCULO XXI PARA A IGREJA

QUE PREGUES A PALAVRA, INSTES A TEMPO E A FORA DE TEMPO, REDARGUAS, REPREENDAS, EXORTES, COM TODA LONGANIMIDADE E DOUTRINA. PORQUE VIRÁ TEMPO EM QUE NÃO SOFRERÃO A SÃ DOUTRINA; MAS, TENDO COMICHÃO NOS OUVIDOS, AMONTOARÃO PARA SI DOUTORES CONFORME AS SUAS CONCUPISCÊNCIAS; II Timóteo 4.2-3.

Com toda certeza o Apóstolo Paulo falou à Timóteo (e à Igreja), inspirado pelo Espírito Santo!!!! Só de ler esta passagem, principalmente o versículo 3, podemos enxergar nitidamente o retrato deste século. Não precisamos "sair" do nosso país, para conhecer aberrações religiosas, procurando reconhecimento dentro da Igreja do Senhor, e por que não dizer:"até enganado alguns escolhidos". Infelizmente temos uma comunidade evangélica, não muito voltada para o estudo verdadeiro da Palavra de Deus, e como consequência disso muita, mas, muita confusão!!! Existem Igrejas Evangélicas que "misturam" ensino bíblico ortodoxo com doutrinas de Confúcio, das Testemunhas de Jeová, dos Adventistas, Sheixo-No-Ie, com o Espiritismo,  Esoterismo e outros ismos!! Quem sabe você não tem como 'vizinho' umas destas 'novidades', em alguns casos são até pentecostais. Não é "Fogo"!!!!! Mas, estes são de longe pequenos problemas, se comparados aos que encontramos no 'meio' da Igreja. Na primeira carta de Paulo à Timóteo 4.1-3 diz:" Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a própria consciência; Proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos manjares que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade,a fim de usarem deles com ações de graças;
Durante toda sua história a Igreja do Senhor sofreu ataques. Primeiramente os cristãos foram perseguidos, mortos pela sua fé, juntamente suas famílias, suas casas incendiadas, seus bens confiscados. Também, a  Igreja lutou contra as Heresias, e esta batalha travamos até hoje! A passagem acima declara o que aconteceria com a Igreja como 'sinal dos tempos': expressamente diz que no últimos dias... Veremos então um pouco destes sinais.
1. satisfação das necessidades imediatas e materiais, como ponto principal do Cristianismo. Será? Inclusive confundem sucesso espiritual com prosperidade material.
2. crescimento em marcha da doutrina da prosperidade. Isso expõe a cara do pós-modernismo evangélico, onde muitas denominações neopentecostais e sem nenhuma orientação Teológica, mostram a vergonha evangélica nacional com hábitos e costumes nada normais, escandalizando assim a opinião pública, através da mídia. Na grande maioria dos casos, o dinheiro (ou o desespero em tê-lo) é o problema.
3. as igrejas evangélicas pentecostais tradicionais e algumas tradicionais de base, estão sucumbindo em meio a este 'vento de doutrinas', pastores estão buscando estas 'fórmulas' de crescimento, independente de serem anti-bíblicos. Umas das preocupações deste meio é a busca do reconhecimento pelos órgãos públicos, dos seus diplomas de Teologia (no caso o MEC), não há erro em buscar esse tipo de registro. O problema é que estas instituições usam métodos científicos para estudar a Bíblia, partindo do pressuposto que a Bíblia é apenas um livro religioso e não a Palavra de Deus. 
4. a Maçonaria está presente na igreja evangélica. Concluo o seguinte: o desespero em ter e acumular riquezas tem facilitado a entrada da mesma na igreja. Afinal não se fala da Maçonaria sem se falar em dinheiro e nos benefícios alcançados através da Irmandade? Seria possível ter como irmão um satanista ?
5. mudamos a mensagem. Esquecemos da Cruz, Salvação, Arrependimento, Pecado (nunca mais ouvi um sermão sobre pecado, parecem que os salários cessarão se falarem disso!), Justificação, Abnegação, etc... só ouvimos:"Seja próspero! Deus é rico, você tem que ser rico também! O diabo é o pai da pobreza, não seja filho dele!!!  E outro monte de baboseiras, recheadas de versículos isolados e mal interpretados.
6. esquecemos do amor! Não farei comentários...
7. parece que as igrejas nada lêem à respeito das qualificações exigidas para consagração/separação dos seus Obreiros. Temos um monte de "picaretas", "caloteiros", "golpistas", "fraudulentos", que encostaram a barriga no balcão do reino e não largam mais. Pessoas preguiçosas, que não tem coragem de trabalhar, e que nunca leram o que disse Paulo aos irmãos em Tessalonicenses 2.9 "Porque bem vos lembrais, irmãos, do nosso trabalho e fadiga; pois, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós, vos pregamos o evangelho de Deus". Não tem a coragem de ler a Palavra de Deus, estudá-la, pesquisá-la. João 5.39 "Examinai as Escrituras..." Examinar segundo o dicionário Aurélio é:" Ponderar, observar ou analisar atentamente, minuciosamente: examinar um negócio". Sinônimos de Examinar: analisar, averiguar, estudar, explorar, indagar e investigar. Por estas e outras razões, conclamo  á Igreja de Jesus para orar e se preparar, pois, é findo o tempo!!!! Maranata! Ora vem Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário