sábado, 7 de maio de 2011

Curso Básico para formação de Obreiros

INTRODUÇÃO

1º Timóteo 3:1 “Esta é uma Palavra fiel: Se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja.”

Certo pastor disse em um culto de Adoração à Deus pela passagem de aniversário ministerial: “ Se hoje pareço estar em alta posição é porque estou nos ombros de grandes homens.”

São palavras sinceras de alguém que se deu  conta da eficiência da equipe de trabalhadores que o cercava.

Sábio é o pastor, Líder ou Obreiro que descobre isso logo no início do seu ministério. O Líder eficaz, procura sempre reconhecer o trabalho dos seus liderados, honrando-os e sempre pronto para ajudá-los no desenvolvimento, e aperfeiçoamento do caráter, procurando alcançar a estatura de Varão Perfeito.

O resultado final é que o Líder também subirá com o crescimento dos seus liderados.

A existência de diáconos e presbíteros na Igreja vem do início do Cristianismo. Ao escrever a carta à Igreja dos Filipenses, Paulo reconhece a existência desses oficiais – presbíteros e diáconos ( Filipenses 1:1 – “ Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus que estão em Filipos, com os bispos e diáconos”).

Nas próximas páginas estaremos vendo algumas particularidades importantes para todos os obreiros e obreiros da Seara do Bom Mestre.

Começaremos com nossa regra de fé.

EM QUE NÓS CREMOS:

  1. Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: O Pai, O Filho e o Espírito Santo; Deuteronômio 6:4, Mateus 28:19, Marcos 12:29.
  2. Na inspiração verbal da Bíblia Sagrada, única regra infalível de Fé normativa para a vida e o caráter do Cristão; II Timóteo 3:14-17
  3. No crescimento virginal de Jesus, em Sua morte Vicária e expiatória, em Sua ressurreição corporal dentre os mortos e Sua Ascensão vitoriosa aos céus; Isaías 7:14, Romanos 8:34, Atos 1:9.
  4. Na pecaminosidade do homem que o destituiu da glória de Deus, e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo é que o podem restaurar à Deus; Romanos 3:23, Atos 3:19
  5. Na necessidade absoluta do novo Nascimento pela fé em Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus, para tornar digno dos reinos dos céus; João 3:3-8
  6. No perdão dos pecados, na salvação presente e perfeita e na eterna justificação da alma recebidos gratuitamente de Deus pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor; Atos 10:43, Romanos 10:13, 3:24-26, Hebreus 5:9, 7:25
  7. No batismo bíblico efetuado por imersão do corpo inteiro uma vez só em águas, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme determinou o Senhor Jesus Cristo; Mateus 28:19, Romanos 6:1-6, Colossenses 2:12
  8. Na necessidade e na possibilidade que temos de viver em santidade mediante a obra expiatória e redentora de Jesus no Calvário, através do poder regenerador, inspirador e santificador do Espírito Santo, que nos capacita a viver como  fiéis testemunhos do poder de Cristo; Hebreus 9:14, 1º Pedro 1:15
  9. No batismo bíblico com o Espírito Santo que nos é dado por Deus mediante a intercessão de Cristo, com a evidência inicial de falar em outras línguas, conforme a sua vontade; Atos 1:15, 2:4, 10:44-46, 19:1-7
  10. Na atualidade dos Dons Espirituais distribuídos pelo Espírito Santo à Igreja para sua edificação, conforme a Sua soberana vontade; I Corintios 12:1-11
  11. Na segunda vinda pré milenal de Cristo, em duas fases distintas. Primeira – invisível ao mundo, para arrebatar sua Igreja fiel da terra, antes da grande tribulação; Segunda – visível e corporal, com sua Igreja glorificada, para reinar sobre o mundo por mil anos; I Tessalonicenses 4:16-17, 1º Corintios 15:51-54, Apocalipse 20:4; Zacarias 14:5, Judas 1:14
  12. Que todos os cristãos comparecerão ante o tribunal de Cristo, para receber a recompensa dos seus feitos em favor da causa de Cristo na terra; 2º Corintios 5:10
  13. No juízo vindouro que recompensará os fiéis e condenará os infiéis. E na vida eterna de gozo e felicidade para os fiéis; Apocalipse 20:11-15
  14. E tristeza e tormento dos infiéis; Mateus 25:46



PADRÃO DE QUALIDADE:

O padrão cristão e a regra de qualidade para a preparação desses obreiros encontram-se em I Timóteo 3:1-13. O encargo de Diácono e Presbítero não é, no entanto, mera invenção humana. O próprio Espírito Santo inspirou a criação ou instituição dos Diáconos na Igreja Primitiva, exigindo tão alto grau espiritual e moral que nos deixa impressionados. (Atos 6)

Fora instituído um grupo de servos ou diáconos, através de escolha da Igreja, oração e imposição de mãos dos Apóstolos, para cuidar da administração diária (Atos 6:1-7).

O registro sagrado sobre essa escolha sem par, o conjunto de virtudes requerido desses homens e o modo de proceder servem-nos, de maneira insofismável, de valioso precedente e edificante instrução que todas as igrejas evangélicas devem seguir.

QUALIDADES EXIGIDAS:

  1. Boa Reputação
  2. Cheios do Espírito Santo (Permanecer no Espírito Santo)
  3. Cheios de Sabedoria



O Apóstolo Pedro diz: I Pedro 4:10  -  servindo (administrando) uns aos outros conforme o dom que cada um recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.

São inúmeras as maneiras de apresentar a graça de Deus para a humanidade. Ao Abrirmos nosso coração para a poderosa operação de Deus em nossas vidas por intermédio do Espírito Santo, recebemos do Todo Poderoso uma oportunidade para exercitarmos o versículo acima.

I Pedro 4:11  - “Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder de Deus; para que em tudo Deus seja glorificado por meio de Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o poder para todo sempre. Amém.”.

São várias as maneiras como são chamados os homens que se dispõem para a realização da obra de Deus, É interessante notar que Deus, Cristo e o Espírito Santo também recebem formas diferentes de serem chamados, dependendo do momento, atuação e/ou manifestação. Ex: Alfa, Ômega, Conselheiro, Cordeiro de Deus, Profeta, Sumo Pastor, Pai, etc. Qual destes é o mais valoroso ou mais importante? É impossível responder tal pergunta.
Abaixo relacionados algumas formas pelas quais os homens de Deus são conhecidos, sendo também difícil de se responder qual desses nomes é o mais precioso ou valioso.

NOMES PELOS QUAIS OS OBREIROS SÃO CONHECIDOS

1.      HOMEM DE DEUS – I Timóteo 6:11-12 – “Mas tu,ó HOMEM DE DEUS, foge destas coisas, e segue a justiça, e segue a Justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão. Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas.”
MILITA E MILICIA, vem da palavra  grega que significa agonizar/sofrer. Muitas vezes o obreiro sofre e até agoniza por causa da obra que lhe é subordinada.

2.      MENSAGEIRO – Malaquias 2:7 – “ Pois os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens procurar a instrução, porque ele é o MENSAGEIRO (anjo) do Senhor dos Exércitos.”

3.      PASTOR – Efésios 4:11 – “E Ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como PASTORES e mestres,

4.      PRESBÍTERO (Juiz, Bispo ou Supervisor ou ainda Superintendente) – I Timóteo 3:2 – “ È necessário, pois, que o BISPO seja irrepreensível, marido de uma só mulher, temperante, sóbrio, ordeiro, hospitaleiro, apto á ensinar,

Atos 20:28 – “Cuidai pois de vós mesmos e de todo o rebanho sobre qual o Espírito Santo vos constituiu BISPOS, para apascentardes a Igreja de Deus, que ele adquiriu com seu próprio sangue.

5.      ATALAIA – Ezequiel 3:17 – “ Filho do Homem, eu te dei por ATALAIA, sobre a casa de Israel; quando ouvires uma palavra da minha boca, avisá-los-ás da minha parte.

6.      EMBAIXADOR – 2º Corintios 5:20 – “De sorte que somos EMBAIXADORES por Cristo, como se Deus por nós vos exortasse. Rogamo-vos, pois, por Cristo que vos reconcilieis com Deus.

7.      SERVO – 2º Corintios  4:5 – “Pois nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus como Senhor; e a nós mesmos como vossos SERVOS por amor de Jesus.”

8.      DIÁCONO – Filipenses 1:1 – “Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos em Cristo que estão em Filipos, com os Bispos e DIÁCONOS”.

9.      SOLDADO – 2º Timóteo 2:3,4 – “Sofre, pois, comigo, as aflições como bom SOLDADO de Jesus Cristo. Nenhum  SOLDADO em serviço se embaraça com os negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra”.

10.  OBREIRO – 2º Timóteo 2:15 “Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como OBREIRO que não tem do que se envergonhar, que maneja bem a Palavra da verdade”.

Repetimos a pergunta: Qual delas é a m ais importante? Também é impossível de se responder, pois todos os nomes e todos os cargos/funções são importantes e se completam.

DEFINIÇÃO DE MINISTÉRIO

Entende-se por ministério a atividade espiritual, conjunta e global, resultante do exercício dos dons e funções operadas pelo Espírito Santo, através de pessoas divinamente chamadas e vocacionadas por Deus e que na Igreja desempenham serviços e tarefas especiais.
Este grupo de homens e mulheres trabalham movidos pelo Espírito Santo visando a expansão da Igreja.

OBJETIVOS DO MINISTÉRIO 

Todos os membros da Igreja têm uma função comum que devem desempenhar: “a EVANGELIZAÇÃO”.
Os dons ministeriais, conforme Efésios 4:11-13, buscam “o aperfeiçoamento dos santos, até que cheguem a unidade da fé, e ao pleno conhecimento do Filho de Deus e a estatura de varão perfeito.”


Veja:
  1. O aperfeiçoamento dos Santos;
  2. A edificação do corpo de Cristo. A igreja deve crescer no conhecimento, na graça, na santidade, no amor, na adoração, no louvor e em número. Para isso, todos os ministérios trabalham, conjugando esforços no sentido de produzir a desejada edificação;
  3. A unidade da fé;
  4. O conhecimento do Filho de Deus;
  5. A firmeza espiritual;
  6. O crescimento harmônico.

APÓSTOLOS – No princípio usado para identificar os que foram chamados diretamente pro Cristo. Paulo teve que defender seu apostolado, pois alguns entendiam que ele não podia ser chamado diretamente por Jesus.

Depois em sentido mais genérico, foi aplicado para pessoas que foram enviadas para realização de determinadas tarefas. (missionário?)

PROFETAS – Transmitiram revelações especiais para o povo de Deus. Sua função incluía a exortação, o encorajamento, advertências, e interpretações. 1º Corintios 14:3 – “Mas o que profetiza fala aos homens para EDIFICAÇÃO, EXORTAÇÃO e CONSOLAÇÃO”.

O SUCESSO DO OBREIRO NO MINISTÉRIO .

O sucesso de um obreiro no ministério jamais acontecerá casualmente ou aleatoriamente.
O sucesso acontecerá por vários fatores, dependendo principalmente de quatro:
  • Espiritualidade. É a vida cheia do Espírito Santo, assim cultivada através da nossa constante e crescente comunhão com Deus.
  • Experiência. Vem pelo desempenho, pela prática no trabalho do Senhor.
  • Conhecimento. Vem pelo estudo, pela prática, pela observação, pela espera. Mas é bom lembrar que o simples conhecimento não é sabedoria. Nunca feche sua mente para receber conhecimento.
  • Maturidade. Maturidade é sabedoria praticada em nosso viver e agir. Ela vem:
  1. Pelo desenvolvimento e crescimento espiritual.
  2. Pela autodisciplina.
  3. Pelo trabalho que realizamos sozinhos ou em grupo.
  4. Pelas várias provações da vida e experiências diversas.

CHAMADA E SEPARAÇÃO DE OBREIROS PARA O TRABALHO DO SENHOR

A chamada para exercício do ministério cristão é um ato exclusivamente divino. Deus não usa de processo único ou um critério pré-estabelecido para chamar o homem para Sua obra. Ele opera como quer.
A bíblia revela algumas formas de como Deus chamou e nomeou homens para sua obra.
  • Visões – Isaías 6:1 a 8 – “No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séqüito enchia o templo. 2 Os serafins estavam acima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, e com duas cobriam os pés, e com duas voavam. 3 E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. 4 E os umbrais das portas se moveram com  voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça. 5 Então, disse eu: ai de mim, que vou perecendo! Porque eu sou um homem de lábios impuros no meio de um povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos Exércitos! 6 Mas um dos serafins voou para mim trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; 7 e com ela tocou a minha boca e disse: Eis que isto tocou a minha boca e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e purificado o teu pecado. 8 Depois disso, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei e quem há de ir por nós? Então, disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim”.
  • Revelações – Atos 13: 1 a 3 – “1 Na Igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé, e Simeão, chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes, o tretarca, e Saulo. 2 E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a Obra que os tenho chamado. 3 Então, jejuando, e orando e pondo sobre eles as mãos, os despediram”.
  • Chamada íntima – Jeremias 1: 1 a 10 – “1 Palavras de Jeremias, filho de Hilquias, dos sacerdotes que estavam em Anatote, na terra de Benjamim. 2 A ele veio a Palavra do SENHOR, nos dias de Josias, filho de Amom, rei de Judá, no décimo terceiro ano do seu reinado. 3 E lhe veio também nos dias de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá, até ao fim do ano undécimo de Zedequias, fi9lho de Josias, rei de Judá, até que Jerusalém foi levada cativeiro no quinto mês. 4 Assim veio a mim a palavra de Senhor, dizendo: 5 Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci;e,e antes que saísses da madre, te santifiquei e as nações te dei por profeta. 6 Então, disse eu: Ah! Senhor Jeová! Eis que não sei falar; porque sou uma criança. 7 Mas o SENHOR me disse: Não digas: Eu sou uma criança; porque, aonde eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar dirás. 8 Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o SENHOR. 9 E estendeu o SENHOR a mão, tocou-me na boca e disse-me o SENHOR: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca. 10 Olha, ponho-te neste dia sobre as nações e sobre os reinos, para arrancardes, e para derribares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e plantares.”

Sem dúvida, a separação ou consagração para a Obra do Mestre deve ser posterior à chamada.

A consagração não depende do tempo de conversão, nem, de atividade praticada na Obra do Senhor. Todavia, não se deve consagrar pessoas neófitos.  É importante que antes da consagração sejam provados e aprovados por suas obras, Atos 6:3 “Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete varões DE BOA REPUTAÇÃO, CHEIOS DO ESPIRITO SANTO E DE SABEDORIA, aos quais constituamos sobre este importante negócio”.(se foram considerados cheios de sabedoria e do Espírito Santo é por que já haviam sido provado na sua chamada) mostrando-se, assim uma folha de atividades realizadas com a devida aprovação do ministério e da Igreja do Senhor.



Davi foi consagrado para depois assumir o trono de Israel. Veja:
·        Consagração: I Samuel 16:12 e 13.
·        Começa a reinar sobre todo Israel: 2º Samuel 5:4 e 5.

OBS: Com aproximadamente
·        13 anos de idade foi consagrado rei.
·        17 anos de idade enfrentou e derrotou Golias e os Filisteus.
·        22,6 anos de idade assumiu o reinado de Judá.
·        30 anos de idade assumiu o reinado de todo Israel.

Ele esperou para “desfrutar” sua chamada, aproximadamente 17 anos. Quantos suportariam esperar tanto tempo? Só a verdadeira chamada de Deus, convence o chamado a esperar o seu tempo.

Com certeza Deus não tem dúvidas da escolha que fizer, mas, nós temos e podemos nos enganar. Por isso é bom certificar-se de quem estamos separando ou consagrando ao ministério.

Tomar como exemplo o diácono Nicolau. Apocalipse 2:6 – “Tens, porém, isto, que aborreces as obras dos nicolaítas, as quais eu também aborreço”. e 2:15 – “Assim tens também alguns que de igual modo seguem a doutrina dos nicolaítas”.


A PREPARAÇÃO DO OBREIRO

O período e o tipo de preparação são muito importantes, com o tempo o obreiro adquiri experiência, e a experiência será de maior valor do que a teoria, embora a teoria também é muito importante. Com certeza a união das duas, farão do Obreiro um excelente trabalhador no Reino de Deus.

Se Moisés tivesse iniciado sua missão no tempo em que pensou estar preparado para fazê-la, provavelmente não teria feito o importante trabalho que fez.

Nos primeiros 40 anos da sua vida ele aprendeu as letras e foi instruído em toda a ciência do Egito ( Atos 7: 22 e 23 – “ 22 E Moisés foi instruído em toda a ciência dos egípcios e era poderoso em suas palavras e obras. 23 E, quando completou a idade de quarenta anos, veio-lhe ao coração ir visitar seus irmãos, os filhos de Israel.”), mas não era o suficiente para capacitá-lo para a obra que Deus iria realizar por seu intermédio.

Só o preparo humano não é o suficiente, por melhor que seja, para fazer um obreiro aprovado é preciso estar á disposição de Deus na hora certa.

No segundo período de 40 anos de sua vida, Moisés aprendeu a cuidar de ovelhas, a ter paciência com os cordeirinhos e a fazer outras coisas que lhe seriam necessários à sua missão.

A escola de Deus é diferente das dificuldades humanas e todos devemos passar por ela.



MINISTÉRIOS DO ANTIGO TESTAMENTO

ü      SACERDOTAL– LEVÍTICO 8:12 – “ EM SEGUIDA DERRAMOU DO ÓLEO DA UNÇÃO SOBRE A CABEÇA DE AARÃO, E UNGIU-O, PARA SANTIFICÁ-LO”.
ü      LEVITAS – NÚMEROS 3:5 a 10.
ü      REAL – 1º SAMUEL 10:1.
ü      PROFÉTICO: 1º REIS 19:16.

DA TRIBO DE LEVI, DA CASA DE AARÃO SAIRIA:

  • SUMO SACERDOTE, o primeiro foi Aarão;
  • SACERDOTES, os primeiros foram os filhos de Aarão: Nadabe, Abiu, Eleazar e Itamar.


    1. Sumo Sacerdote: Era o mais alto dignitário da Religião Judaica. Sua função mais importante era fazer expiação, uma vez por ano, pelos pecados do povo. Tinha seu cargo a supervisão geral do santuário e as demais atividades sacerdotais. Oferecia sacrifícios nos dias de repouso, e presidis o Sinédrio, quando se tratava de questões religiosas.
    2. Sacerdote: Eram os encarregados do culto divino. Atuavam como mediadores entre Deus e o Povo. Depois da construção do templo, em Jerusalém, tiveram suas funções especializadas, sendo a principal delas o oferecimento dos sacrifícios
    3. Levitas Propriamente Dito: Eram os descendentes de Levi, filho de Jacó. Em                                                                                Números 3:6 a 10 acham-se estabelecidas duas classes dos levitas:
      • Arão e seus descendentes, a quem Deus selecionou para o SACERDÓCIO de Israel, e;
      • Os que serviam de AUXILIARES aos sacerdotes, e desempenhavam diversos ofícios “menores” do santuário.
        1. Levitas Cantores: 1º Crônicas 6:31 a 33; 1º Crônicas 25:1
        2. Levitas Porteiros: 1º Crônicas 9:19 a 29.
        3. Principais Funções dos Levitas: 2º Crônicas 17:7 a 9.Veja: Ensino da Palavra; Arrumação; Limpeza; Manutenção.
        4. Os Gibeonitas: Foram “amaldiçoados” para servirem ao Senhor carregando água e rachando lenha. Josué 9:23 a 27, provavelmente eram os servidores do templo (Netinins) Esdras 2:58, leia também: Esdras 7:24, 8:20
    4. Escribas: Eram, a principio, escreventes, cuja principal função era copiar as Escrituras. Com o transcorrer do tempo, lograram conhecê-las de tal maneira que passaram a interpretá-las, notadamente a Lei de Moisés. Por isto, nas versões modernas da Bíblia, eles são chamados de mestres da lei, já que vieram a ser o equivalente a eruditos bíblicos.



MINISTÉRIOS DO NOVO TESTAMENTO

ü      MINISTROS – Pastores, evangelistas e missionários – Efésios 4:11 e 12.


1.      PASTOR, é: o que apascenta o rebanho e deve ter o coração cheio de amor; que alimenta, conduz e guarda o rebanho de Deus.
2.      EVANGELISTA, esta palavra aparece 3 vezes no Novo Testamento. Em Atos 21:8; Efésios 4:11; 2º Timóteo 4:5. O Evangelista é literalmente o mensageiro das Boas Novas. É um desbravador, é um ministério dinâmico e de grande alcance e de poder.
3.      PRESBÍTEROS, são os auxiliares diretos dos pastores – Tito 1:5 ‘Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem o que ainda não estás, e que em cada cidade estabelecesses anciãos (presbíteros), como já te mandei

Aplica-se a um homem respeitável, experiente e capaz de impor-se pela sua experiência cristã. Ler ainda Atos 11:30, 14:23.

A palavra presbítero indica a MATURIDADE e a DIGNIDADE ESPIRITUAIS e MORAIS necessárias para o cargo. Afinal como “bispo” terá a função de supervisionar e governar a casa de Deus juntamente com o pastor.


4.      DIÁCONOS – Obreiros que auxiliam diretamente os pastores em várias                                                                                                         atividades da Igreja Local – 1º Timóteo 3:13 “Porque os que servirem bem como Diáconos, adquirirão para si um lugar honroso e de muita confiança na fé que há em Cristo Jesus”.


DEUS EXIGE OS MAIS ALTOS NÍVEIS E PADRÓES MORAIS PARA SEUS OBREIROS. ELE TEM CONHECIMENTO QUE SE A LIDERANÇA DA IGREJA NÃO FOR IRREPREENSÍVEL, OS LIDERADOS SE AFASTARÃO DA JUSTIÇA POR FALTA DE EXEMPLOS QUE SIRVAM DE MODELO DE VIDA PARA OS CRENTES.


FUNÇÕES PASTORAIS

  • SACERDOTAL – O Pastor é um representante dos homens em sua função intercessora e é um representante de Cristo perante os homens em sua função de porta voz da palavra e intérprete da vontade de Deus.
  • DIACONAL - Diante de Deus o Pastor será sempre um Diácono, pois o significado desta palavra é: SERVO. O pastor serve a Deus e sua Igreja aqui na terra. Como Diácono tem funções nas visitações, ajudando órfãos e viúvas etc.
  • EVANGELÍSTICA – O pastor exercendo funções evangelísticas estará ganhando almas para Cristo em trabalhos tipicamente  evangelistíco, tais como cultos ao ar livre e campanhas evangelísticas.

MEDIDAS DISCIPLINARES

Somos Obreiros (pastores/pastoras, evangelistas, presbíteros, diáconos/diaconisas e auxiliares) e não detetives ou delegados. Nossa função é orientar o rebanho de Deus e não investigar suas vidas tentando encontrar problemas.
A disciplina é necessária, mas os resultados na vida daqueles que espontaneamente nos procuram, para confissão e busca de socorro, serão sempre verdadeiros, pois nos procurarão conscientes de suas necessidades e em alguns casos eles mesmos pedirão para serem disciplinados.

As medidas disciplinares constituem-se em recursos dos mais eficazes, desde que utilizados adequadamente e nos momentos apropriados, com bom senso, firmeza e PRINCIPALMENTE MUITO AMOR. Agindo assim, estaremos contribuindo para que o membro infrator seja reconduzido aos padrões normais de comportamento cristão e, por outro lado, proporcionam à Igreja o suporte necessário para excluir de seu rol de membros os elementos que persistem no erro.

Entretanto para evitar que os resultados de uma disciplina mal aplicada sejam opostos ao esperado, é importante que o líder saiba distinguir onde a falta cabe disciplina ou apenas aconselhamento, em muitos casos, os atos dolosos cometidos por alguns membros, são resultados diretos de falta de informação correta dos seus líderes (pastores/dirigentes, etc).

OBS: INFELISMENTE, TANTO NO SÉCULO PASSADO COMO NO PRESENTE, SÃO INÚMEROS OS CASOS DE IRMÃOS (ÃS) QUE FORAM (E ESTÃO SENDO) MAGOADOS, ENTRISTECIDOS, ABANDONADOS, ETC. POR SISTEMAS, FORMAS, NORMAS, ESTATUTOS, TRADIÇOES, ETC; ADOTADOS POR MUITOS PASTORES E LÍDERES. MUITAS DESTAS NORMAS ESTÃO COMPLETAMENTE “FORA” DOS PADRÕES BIBLICOS!!!!  QUEM NÃO CONHECE ALGUÉM QUE HOJE ESTÁ DESVIADO PORQUE FOI DISCIPLINADO OU EXCLUIDO “POR USAR ISSO OU AQUILO” OU “POR NÃO USAR ISSO OU AQUILO”, POR TER OU NÃO CABELOS CUMPRIDOS, ETC. SÃO INÚMERAS ABERRAÇÕES, SEM NENHUMA BASE BÍBLICA NECESSÁRIA PARA SALVAÇÃO DO INDIVÍDUO.

EM OUTROS CASOS, CRISTÃOS ATUANTES, MUITOS DESTES SÃO ATÉ LÍDERES, DESPREZAM OS FRACOS E DESVIADOS, NÃO CUMPRIMENTANDO E NEM SAÚDANDO OS MESMOS, PIORANDO ASSIM A SITUAÇÃO DOS NOSSOS IRMÃOS ENFRAQUECIDOS OU DESVIADOS, VC NÃO RECONHECE ESTA ATITUDE NA PASSAGEM DO FILHO PRÓDIGO?


DIFERENÇAS BÁSICAS ENTRE DOUTRINA E COSTUMES

Existem pelo menos 3 diferenças básicas entre Doutrina Bíblica e Costume. Podemos considerar que muitos costumes são bons, e, portanto devemos conservá-los, e que outros são maus, e, portanto devemos abandoná-los. Com certeza a doutrina bíblica conduz à prática de bons costumes.
        1. REFERENTE À ORIGEM
A Doutrina é divina.
O Costume em si é mesmo humano.

        1. REFERENTE AO SEU ALCANCE
A doutrina é geral. Será doutrina em qualquer lugar ou igreja que formos.
O costume é meramente local, mudará conforme o local ou cultura.

        1. REFERENTE AO TEMPO
A doutrina é imutável.
O costume é temporário, mudando de época em época.



A doutrina bíblica como já dissemos nos leva a pratica de bons costumes, mas os bons costumes jamais nos levarão à doutrina bíblica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário