sábado, 7 de maio de 2011

A SEGURANÇA DA SALVAÇÃO



     I – INTRODUÇÃO


         Todo crente, mesmo o mais novo na fé, tem o direito de sentir-se seguro de que a vida eterna lhe pertence no presente. Para tanto o crente não deve olhar para si mesmo para não duvidar, mas, deve olhar para a obra que Cristo consumou na cruz, para ser vitorioso.
         A Bíblia diz que podemos saber que somos salvos. A incerteza da salvação rouba a alegria do crente. Mas, a certeza é uma muralha contra as ciladas do inimigo. A segurança é um dom de Deus para todos os salvos e é necessária para que o crente tenha poder e propósito na vida, zelo e vitalidade no Serviço de Cristo. A segurança não é necessária para a salvação, mas, para ter uma vida Vitoriosa.
         SEGURANÇA DA SALVAÇÃO – é aquela confiança inabalável na Salvação consumada que por sua vez é resultado de uma fé consciente. Este conhecimento não é apenas um privilégio de poucos crentes, mas, é dever de todo cristão.


         II – OS MEIOS DE SEGURANÇA.

         Vários são os meios pelos quais podemos saber que somos salvos.

1º) AS PROMESSAS DA PALAVRA DE DEUS –  I JO 5:13

         Se o crente aceita a Bíblia como sendo a Palavra de Deus, então ele pode confiar nas promessas de Deus com respeito à vida eterna. E à medida que aplicamos as promessas de Deus em nossa vida, a dúvida desaparece.
         I JO 5:13. Este versículo foi escrito com um objetivo, que é:” PARA QUE SAIBAIS QUE TENDES A VIDA ETERNA”. A Palavra ‘Saber’ significa “ reconhecer a qualidade de alguma coisa”. Então nós devemos reconhecer a qualidade da nossa posição em Cristo. Se nós duvidamos da nossa Salvação, então estamos desconfiando das Promessas de Deus, e estamos fazendo-O mentiroso e com certeza entristecendo seu Coração.
         A Bíblia é o documento que garante o perdão de Deus para todo crente, embora nem sempre o crente possa sentir-se perdoado imediatamente . Pois os nossos sentimentos são enganosos e controlados por circunstâncias adversas. Mas a Palavra de Deus é Fiel e permanece para sempre.

2º) O TESTEMUNHO DO ESPIRITO SANTO – RM 8:15-16

         Podemos saber que somos salvos através do Testemunho interior do Espírito Santo. Se percebe este testemunho, quando o Espírito Santo que habita em nós, entra em contato com o nosso espírito e testifica que somos filhos de Deus. Ele abre nos olhos para valores eternos e ilumina nossa mente para entendermos verdades espirituais e enche nosso coração de amor. E então no nosso interior sentimos paz, tranqüilidade e perdão. Somos às vezes tomados por uma sensação de que tudo está no lugar certo.
         Quando aceitamos a Jesus como nosso salvador o nosso corpo torna-se habitação do Espírito Santo. Como este Espírito deseja dominar nossa vida, quando nos rendemos à Ele, sentimos segurança definitiva. A vida pecaminosa enfraquece o testemunho do Espírito. É por isso que o crente carnal duvida da sua salvação, porque, quando o crente peca o Espírito se entristece e não pode testificar de forma eficaz -  EF 4:30. Se o crente for muito negligente e duro poderá até anular este testemunho – I TESS. 5:19

         III - AS EVIDÊNCIAS DE UMA VIDA TRANSFORMADA

         Os frutos que produzimos nos ajuda saber que somos salvos. Estas evidências são:

a)      Obediência – JO 14:15
b)      Amor pelos irmãos – I JO 2:9 ( Muitos que se dizem cristãos não tem amor pelo próximo. Mas, só um crente salvo pode amar desinteressadamente a todos. Podemos saber se amamos à Deus pelas coisas que fazemos por ELE ).
c)      Amor pela Palavra de Deus – SAL 19:18-10  ( É muito natural para o crente salvo desejar conhecer a Palavra de Deus I PE 2:2 )
d)      Desejo de Adorar – SAL 4:20
e)      Desejo de Testemunhar – ATOS 4:20 ( Só o crente seguro as sua salvação tem coragem de atrair alma para Cristo ).
f)        Fruto do Espírito Santo – GAL 5:22,23 ( Se apresentamos o furto do Espírito em Nossa vida, podemos estar certos de que fomos alcançados pela graça de Deus ).

         IV - INTERPRETAÇÕES ERRADAS.

         Há crentes que acham muita presunção humana, mostrar certeza da sua salvação enquanto estiverem neste mundo. Mas a segurança não inclui arrogância por parte do homem, pelo contrário, ela é um reconhecimento humilde de que Deus nos aceitou como seus filhos. Não se trata de auto- confiança do homem, porque esta confiança está baseada unicamente na Obra de Cristo na Cruz por nós. TITO 3:5
         Outros dizem que não sentem segurança, por não saberem se pertencem aos eleitos de Deus. Moody costumava dizer: “ Os eleitos são os poucos que crêem e os não-eleitos são aqueles que não crêem”. Em JO 3:16 e ATOS 16:31 nos assegura que a salvação não é privilégio de alguns escolhidos, mas, direito de todos os que crêem.
         Outros acham que para sentir-se seguros precisam saber o dia e a hora que aceitaram a JESUS. Nós sabemos que estamos vivos porque respiramos, pensamos, nos alimentamos, etc. Na vida espiritual também podemos saber se somos convertidos, quando nos interessamos pelos assuntos espirituais, exemplo: pela oração, pela leitura e estudo da Bíblia, pelo prazer de ir à Igreja, etc.
         Existem ainda aqueles que para serem salvos acham que precisam derramar muitas lágrimas, mas, simples lágrimas de remorso não tem valor algum. A nossa Salvação se apóia em fatos. Em I CO 15:3,4 encontramos 3 (três) fatos que são: MORTE, SEPULTURA E RESSURREIÇÃO DE CRISTO. É sobre estes fatos consumados que nossa fé deve se apoiar e depois sim, é que vem os sentimentos. Há muitos que não tem segurança porque deixam-se levar pelos sentimentos e se esquecem que a fé traz segurança.


CONCLUSÃO:

“TODO CRENTE PASSA POR MOMENTOS DE DÙVIDAS, TODAVIA, PODEMOS TER CERTEZA DA VIDA ETERNA, POIS, JESUS DISSE: QUEM CRÊ TEM A VIDA ETERNA – JO 6:47. SE AMARMOS AO SENHOR, AO SEU POVO, À SUA PALAVRA, SE TEMOS O PRAZER EM ORAR, EM ESTAR NA CASA DE DEUS, ENTÃO PODEMOS ESTAR CERTOS DA NOSSA POSIÇÃO !

Nenhum comentário:

Postar um comentário