quarta-feira, 11 de maio de 2011

"Monólogo de um Pregador" ( Poema de Venâncio Rodrigues) - Transcrito por Aguinaldo Silva

A todos aqueles que se dedicam ao Ministério da Palavra, dedico este lindo Poema que transcrevo abaixo. Meditem nisso e que procuremos ser assim...Pregadores!




















Um Pregador arquitetou seu sermão
Combinou tópicos; rebuscou subsídios:
Da homilética à gramática,
Da Gramatica à retórica,
Da retórica à hermenêutica,
Daí à tribuna e...
Pregou, pregou, pregou.
Depois no afã de ser melhor,
Pôs-se a monologar.

Se eu pregasse como o sol
Mensagem cálida, fulgente, vitalizante.
Como o raio, permeando a noite.
Dando avisos ao viandante.
Como o trovão tonitroante no verão,
Fazendo estremecer as trevas...

Se eu pregasse como o rouxinol,
Com aquele arpejo plangente e modulante.
No tosco vesperal do pôr-do-sol.
Se a minha pregação inspirasse como o arrebol
Salpicado de gotas celestiais...
Se eu tivesse a mensagem austera da rocha milenar...
Como as estrelas, difusas e cintilantes.
Se eu pregasse a mensagem da exuberante verdura.
 Infundindo esperança à ciratura... 


Pregar como a palmeira? Eu quisera!
Doutrina verente, graciosa, altaneira...
Porém, ao menos como a relva rasteira...
Alastrando humildade, inspirando vigor!...
Se eu fosse assim pregador,
O mundo já não seria tão pecador!

Se eu pregasse como a neve
Mensagem alva, refrescante, pura...
Saborosa como a aura das alturas!
Se eu pregasse como o Amazonas caudaloso...
Inundante, grave e vigoroso!
Se a minha doutrina fosse profunda como os mares...
Benfazeja como o rócio dos pomares - 
Mensagens tão profundas quanto salutares!...
Ah, se eu pregasse assim!...
Mas quem sou eu? Pobre de mim!
Mas se meu campo fosse um jardim
E meus companheiros de tribuna fossem 
As malíferas e laboriosas abelhas
As borboletas multicores
E os esbeltos beija-flores...
E os meus ouvintes fossem:
O lírio, a papoula o jasmim,
A magnóloa,a bonina, a açucena,
A hortência, a rosa, o bugarim
Os meus sermões trescalariam
Aquele tom álacre setembrino,
O extasiante néctar floral...


Se eu fosse assim pregador.
O mundo já não seria tão pecador!


Serei um pregador assim:
Voarei nas asas da oração.
Escalarei a imensidão celeste.
Penetrarei nos arcanos de Deus...
Curvar-me-ei súplice ante o Pai
regarei com lágrimas meu esboço...
Assim minha retórica será ungida.
Meu sermão mais fecundo, penetrante!...
Se eu assim fizer, jamais pregarei ao léu!
Trarei à terra o céu e 
Morrendo o finito triunfar-se-á o eterno
Povoar-se-á o Paraíso. devastar-se-á o inferno!


Ai, Senhor, tenha compaixão de mim.
Quero pregar assim...
Sou teu anjo, Senhor.
Clareia minha senda de Pastor!...


Tenho retórica, gramática, homilética...
Muita flor, mas pouco fruto.
Muita força, mas pouco poder!
Ponho tudo isto agora aos Teus pés.
No cadinho da Tua grandeza.
Ao fogo do Teu altar...

Faz minha alma ferver.
Meu coração incender.
Meu púlpito estremecer.
Meu povo se converter.
Assim serei mehor pregador
E o mundo será menos pecador...
Amém, Amém, Amém, Senhor!!


Pastor Venâncio Rodrigues, ano de 1971. Livro "A Grande Salvação"

Um comentário:

  1. Muito bom encontrar um texto do Pr. Venâncio que foi transcrito por mim no meu antigo Blog (Blog do Aguinaldo) aqui.

    ResponderExcluir